O XP Malls Fundo de Investimento Imobiliário (ticker XPML11) apresentou demonstrações financeiras auditadas referentes ao período encerrado em 30 de junho de 2025. O fundo, administrado pela XP Investimentos, teve seu relatório auditado pela PricewaterhouseCoopers e recebeu parecer sem ressalvas sobre suas demonstrações financeiras. Os principais pontos de atenção da auditoria foram a mensuração do valor justo das propriedades para investimento e ações de companhias fechadas, bem como a mensuração e existência das cotas de fundos de investimento imobiliário em que o fundo investe, todas consideradas áreas relevantes pelo auditor independente.
O desempenho financeiro do período foi desafiador, com o fundo apresentando prejuízo líquido de vinte milhões de reais, comparado com lucro de oitocentos e dezessete milhões no período anterior. Este resultado foi principalmente impactado por ajuste negativo ao valor justo de propriedades para investimento na ordem de quatrocentos e trinta e um milhões de reais, refletindo desvalorização dos ativos imobiliários da carteira. O valor patrimonial da cota caiu de cento e dezenove reais e quarenta e nove centavos para cento e oito reais e sessenta centavos, evidenciando redução no valor dos ativos. Apesar disso, o fundo manteve receitas operacionais robustas com quinhentos e quatro milhões de reais de resultado líquido de propriedades para investimento, baseado principalmente em aluguéis, estacionamento e quiosques.
A carteira do fundo é composta predominantemente por participações diretas e indiretas em shopping centers distribuídos pelo Brasil, totalizando cinco bilhões de reais em propriedades para investimento. O fundo também mantém investimentos em cotas de outros fundos imobiliários, ações de companhias fechadas e certificados de recebíveis imobiliários. Durante o exercício, o patrimônio líquido reduziu de seis bilhões e seiscentos milhões para seis bilhões e cento e cinquenta e nove milhões de reais, apesar de novas integralizações de cotas no valor de cento e sessenta e cinco milhões de reais. O fundo distribuiu aos cotistas seiscentos e treze milhões de reais em rendimentos durante o período.