O fundo imobiliário Cartesia Recebíveis Imobiliários (CACR11) divulgou um comunicado visando esclarecer a volatilidade atípica recente em suas cotas, atribuída a comentários especulativos sobre alguns de seus ativos. A gestora, Cartesia Investimentos e Gestão de Recursos Ltda, reforça que o propósito do CACR11 é financiar empreendimentos imobiliários em diversas fases.
Para tranquilizar os investidores, a gestora informa que todas as garantias dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) em carteira estão devidamente constituídas e que não há questões ambientais relacionadas aos empreendimentos. Além disso, os CRIs possuem cláusula de amortização de 0,5% ao mês, e os waivers dessas amortizações são comuns, fazendo parte da estratégia de gestão dos dividendos, planejada com seis meses de antecedência. A Cartesia também reafirma a expectativa da gestão quanto aos prazos de lançamento e vendas dos empreendimentos, conforme o último relatório.
A Cartesia destaca que, como forma de alinhamento com seus mais de 25.000 cotistas, os sócios e familiares da empresa mantêm posições de longo prazo em cotas do CACR11. A gestora reitera seu compromisso com a transparência, assegurando que qualquer evento extraordinário e relevante será devidamente divulgado e que o relatório mensal do CACR11 continuará sendo publicado.