O seguinte relatório é uma análise do Fundo Imobiliário Hedge Brasil Shopping (HGBS11).
Resumo do Relatório Trimestral (Competência: 2/2025, Data de Encerramento: 30/06/2025):
1. Composição da Carteira:
* O fundo possui investimentos em direitos reais sobre imóveis, especificamente imóveis para renda acabados (shoppings). A relação de imóveis inclui: Shopping Center Penha, Tivoli Shopping, Mooca Plaza Shopping, São Bernardo Plaza Shopping, I Fashion Outlet, Goiabeiras Shopping, Santana Parque Shopping, Suzano Shopping, Shopping West Plaza, Shopping Villa Lobos, Franca Shopping, Shopping Praça da Moça, Shopping Jardim Sul, Capim Dourado Shopping, Shopping Jaraguá Araraquara e Boulevard Shopping Bauru;
* O fundo também investe em ativos financeiros, como Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e cotas de sociedades (VERTICO BAURU);
* Ativos mantidos para necessidades de liquidez incluem disponibilidades e fundos de renda fixa.
2. Vacância e Inadimplência:
* As taxas de vacância dos shoppings variam. Goiabeiras Shopping apresenta a maior taxa de vacância (17,8717%), enquanto Tivoli Shopping apresenta a menor (0,9877%).
* As taxas de inadimplência também variam entre os shoppings.
3. Resultados Contábeis e Financeiros Resumidos:
* Resultado Contábil Trimestral Líquido: R$ 69.969.548,6
* Resultado Financeiro Trimestral Líquido: R$ 50.385.754,28
4. Distribuição de Rendimentos:
* Resultado Financeiro Líquido Acumulado no Trimestre/Semestre: R$ 121.270.207,79
* Rendimentos Declarados: R$ 123.967.689,6005
* Rendimento Líquido a Pagar Remanescente no Encerramento do Trimestre/Semestre: R$ 20.661.281,6005
* % do Resultado Financeiro Líquido Declarado no Trimestre/Semestre: 102,2244%
Análise Comparativa com os Relatórios Anteriores:
1. Quantidade de Cotas Emitidas:
* 4/2024: 12.729.800,00
* 1/2025: 12.913.301,00
* 2/2025: 129.133.010,00
* Houve um aumento significativo na quantidade de cotas emitidas entre o relatório de 1/2025 e o de 2/2025
2. Vacância:
* A vacância do Shopping Center Penha diminuiu ligeiramente, de 4,7000% (1/2025) para 4,3541% (2/2025).
* A vacância do Tivoli Shopping aumentou ligeiramente, de 0,8751% (1/2025) para 0,9877% (2/2025).
* A vacância do Mooca Plaza Shopping aumentou ligeiramente, de 1,2668% (1/2025) para 1,5637% (2/2025).
* A vacância do São Bernardo Plaza Shopping aumentou, de 3,8995% (1/2025) para 4,9204% (2/2025).
* A vacância do I Fashion Outlet diminuiu ligeiramente, de 1,7945% (1/2025) para 1,4614% (2/2025).
* A vacância do Goiabeiras Shopping diminuiu ligeiramente, de 18,2385% (1/2025) para 17,8717% (2/2025).
* A vacância do Suzano Shopping diminuiu significativamente, de 9,0281% (1/2025) para 2,9439% (2/2025).
* A vacância do Shopping West Plaza diminuiu ligeiramente, de 10,2218% (1/2025) para 8,3765% (2/2025).
3. Resultado Financeiro Trimestral Líquido:
* 4/2024: R$ 48.370.715,68
* 1/2025: R$ 70.884.453,51
* 2/2025: R$ 50.385.754,28
* Houve um aumento significativo no resultado financeiro entre o trimestre de 4/2024 e o trimestre de 1/2025, seguido por uma diminuição no trimestre de 2/2025.
4. Rendimentos Declarados:
* 4/2024: R$ 122.331.261,0315
* 1/2025: R$ 61.983.844,8045
* 2/2025: R$ 123.967.689,6005
* Houve uma diminuição significativa nos rendimentos declarados entre o trimestre de 4/2024 e o trimestre de 1/2025, seguido por um aumento significativo no trimestre de 2/2025.
5. Aquisições e Alienações:
* 4/2024: Aquisição de 25% do Shopping Jaraguá Araraquara.
* 1/2025 e 2/2025: Não houve aquisições ou alienações de imóveis.
* A carteira de investimentos em FIIs se manteve relativamente consistente ao longo dos trimestres, com algumas variações nos valores investidos em cada fundo.
Observações: A inadimplência em alguns shoppings apresentou variações não muito grandes, tanto positivas, como negativas. Houve queda no resultado financeiro e aumento na distribuição, o que pode indicar um melhor uso do caixa.